Simplicidade e competência
Treinado sem sucesso o Paraná Clube. Perambulando por clubes periféricos no Brasil e Portugal, além do futebol árabe. Um dos poucos treinadores brasileiros certificados na Europa tendo feito estágio com Mourinho. Campeão do concorrido acesso á Série A do Paulistão 2015 pela Ferroviária. Afinal, de qual Milton Mendes podemos falar?
O catarinense Milton Mendes tem 50 anos e jogou futebol profissionalmente de 1984 até o ano 2000. Surgido no Vasco da Gama, fez sua vida no futebol português onde iniciou a de técnico em 2001 no mesmo clube onde encerrou a carreira de atleta, o Machico da 2ª divisão lusitana.
Ao chegar no clube em abril, Milton Mendes tinha rejeição de 75,6% da torcida segundo enquete realizada pela Furacao.com. Pudera, o clube tentava acertar pela terceira vez no ano o comando técnico do clube e não trazia um nome já rodado e consagrado e sim uma aposta para dar rumo a um time que vinha fazendo jogo a jogo o pior primeiro trimestre de sua história.
Aposta que se demonstrou acertada. Primeiro porque Milton Mendes ganhou o elenco como se diz na gíria futebolística. Apesar das claras deficiências do elenco não pediu reforços , dando um voto de confiança a cada um de seus novos comandados. Milton ainda mostrou humildade e um pedido de reconciliação com a torcida e foi mal interpretado. Ao vencer o frágil Prudentópolis fora de casa pelo Torneio da Morte do Paranaense, pegou os jogadores pelas mãos e foi em direção à torcida, tendo sido vaiado pelo gesto supostamente demagógico. Fato completamente diferente do experimentado no último domingo, quando o mesmo gesto foi aplaudido com entusiasmo pelos atleticanos presentes no estádio palmeirense e que comemoravam em êxtase a importante vitória obtida diante do time da casa.
Já em fins de junho, nova enquete apontava que 51,1% dos torcedores achavam que Milton Mendes fazia um trabalho acima do esperado que somados aos 32,4% que achavam o trabalho bom, surpreendendo o torcedor lhe dando mais de 80% de aprovação.
Milton Mendes atende bem e com humor os jornalistas, brinca e participa dos treinos dos atletas, interage com torcedores e com seus comandados nas mídias sociais e, ao contrário da direção do clube não se cansa de elogiar o apoio e incentivo do torcedor atleticano, especialmente dentro de casa.
Com Milton Mendes no comando o torcedor atleticano passou a ver exatamente aquilo que gosta: se sentir representado dentro de campo. O time tem desde então outra postura, de entrega, de luta e honra a camisa que só se veste por amor. Milton Mendes, com muito trabalho, simplicidade e humildade vai colocando, pouco a pouco um time que de forte candidato a figurar entre os quatro últimos do Brasileiro, figure na luta pelas quatro primeiras posições.